FETI

Main Ad

Diagnóstico da situação da Criança e Adolescente de Florianópolis será lançado na semana do aniversário da Capital

O consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes da capital é maior do que a média nacional. Mais de 1.500 crianças e adolescentes foram identificadas em situação de trabalho infantil no último Censo. Meninas entre 10 e 14 anos são as principais vítimas de violência sexual, e na maioria dos casos os agressores foram familiares ou pessoas conhecidas. Organizações da Sociedade Civil têm papel fundamental na garantia de direitos das crianças e adolescentes na capital. Esses e outros dados estão reunidos no “Sinais Vitais Criança e Adolescente: Direito Deles, Transformação Para Todos”, projeto que objetiva identificar áreas prioritárias e desafios da comunidade de forma participativa, para influenciar políticas públicas e orientar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade vida de crianças e adolescentes em Florianópolis.
Nesta edição do Sinais Vitais, desenvolvido com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a coleta e discussão dos indicadores foram baseados nos direitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): vida, saúde e alimentação; educação; convivência familiar e comunitária; liberdade, respeito e dignidade; profissionalização e proteção no trabalho; cultura, esporte e lazer.
“O Sinais Vitais é muito mais que um relatório. Seu processo participativo permite mobilizar organizações da sociedade civil, conselhos de direitos, investidores sociais e vários outros atores fundamentais do sistema de garantia de direitos, para que juntos levantem as prioridades da cidade e atuem  de forma intersetorial.  Além disso, dissemina conhecimento sobre nossos principais avanços e desafios ”, explica Mariane Maier, Gerente Executiva do ICOM.
Lançamento

Na semana do aniversário de 344 anos de Florianópolis, o ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis  e a comunidade Sinais Vitais realizarão uma série de eventos para apresentar o relatório e promover o diálogo sobre as prioridades relacionadas ao tema. O lançamento oficial será realizado na segunda-feira (20/03), no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC. Na terça-feira (21/03) acontecerá o Debate: políticas públicas para a primeira infância em Florianópolis, realizado pela RAPS e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com o ICOM e outras organizações no plenarinho da UDESC.  Já na quarta-feira, o “Pílulas do Conhecimento” reunirá especialistas da comunidade Sinais Vitais para trazer um panorama sobre a situação das crianças e adolescentes.  No dia do aniversário de Florianópolis (23), um evento ao ar livre , voltado a toda comunidade, será realizado na Praça Getúlio Vargas (Praça dos Bombeiros) com oficinas e entretenimento.
INSCREVA-SE AQUI

Postar um comentário

0 Comentários