FETI

Main Ad

Campanha do FETI/SC para combater o trabalho infantil no verão em Santa Catarina

Combate ao trabalho infantil na temporada de verão em Santa Catarina 
MPT lança apelo em busdoor para manter em declínio os índices de contratação de crianças e jovens de 5 a 17 anos. Pelo levantamento do PNAD 2015 o estado caiu seis posições no ranking nacional.

O último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE, divulgado em novembro, releva uma redução do trabalho infantil em todo o Brasil. Na faixa etária de 5 a 17 anos, a pesquisa apontava 3,31 milhões (8,1%) de crianças trabalhando em 2014, enquanto que em 2015 esse número caiu para 2,67 milhões (6,55%).  Santa Catarina que ocupava o segundo lugar no ranking dos estados com as maiores taxas de trabalho infantil, também comemora a diminuição dos índices.  Nesta mesma faixa etária houve uma redução de mais de três pontos percentuais. O número do trabalho infantil no território catarinense caiu de 11,57% para 8,17% , colocando o Estado em oitavo lugar no ranking nacional.
Para manter a posição em declínio, o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, lança um apelo em busdoor pedindo que as pessoas não aceitem produtos vendidos por crianças e adolescentes nas praias, festas de réveillon e no carnaval e denunciem o trabalho infantil nesta temporada.  Os casos são comuns nessa época do ano, quando adultos buscam uma renda extra utilizando a mão de obra infanto-juvenil, expondo os pequenos trabalhadores à criminalidade, exploração sexual e tráfico de drogas, além, é claro, dos riscos à saúde em atividades insalubres e perigosas.
Segundo o Procurador-Chefe do MPT-SC, Marcelo Goss Neves, é importante a participação de todos na fiscalização para essa tarefa difícil de erradicar o trabalho infantil no nosso estado. ”Sabemos que parte da redução do índice se deve, em parte, ao quadro de desemprego do cenário nacional, mas também temos a convicção de que por meio de campanhas e da promoção do emprego de jovens pela Projeto da Aprendizagem caminhamos para o nosso objetivo, que é zerar o trabalho infantil em Santa Catarina e a participação da sociedade nessa luta, é decisiva”, afirma.

A campanha

A arte da mensagem pedindo que as pessoas não permitam e denunciem o trabalho infantil na temporada de verão em Santa Catarina foi produzida pelo núcleo de criação da Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.  Os espaços para a plotagem dos 19 ônibus que vão circular pela capital do estado foram gentilmente cedidos pela Secretaria de Transportes e Urbanismo. E, a impressão da arte será paga com recursos oriundos da atuação do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil em Santa Catarina (FETISC)

Postar um comentário

0 Comentários