FETI

Main Ad

TJ SP - VARA CENTRAL DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE REALIZA DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR

A Vara Central da Infância e da Juventude promoveu na manhã desta terça-feira (4) a exibição do filme “Território de Brincar”,  om  objetivo de discutir o quanto a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo da criança”, disse.
        
Cerca de cem pessoas entre psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, profissionais dos Serviços de Acolhimento, Conselho Tutelar, Defensoria Pública e Ministério Público puderam assistir ao documentário e participar de debate que contou com a mediação da professora e psicóloga do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Yara Sayão, e com a participação da produtora do filme e mestre em Educação pela USP, Renata Meirelles, e da professora e psicanalista do Sedes Sapientiae, que também é doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento – Pesquisa sobre o “Brincar”, Marilia Velano.
        
Yara Sayão iniciou a discussão ao refletir sobre a realidade dos abrigos em São Paulo. “As brincadeiras retratadas no filme mostram que as possibilidades do brincar revelam, muitas vezes, as dificuldades, agressões, as convivências e as maneiras de construir e desconstruir as realidades”, explicou.
        
“Esse projeto foi realizado para honrar a infância e é uma ponte entre o que há de mais potente nas crianças, que é o brincar, com a realidade na vida adulta. Esse filme lida com memórias que conectam coisas e pessoas, já que no brincar é possível sentir, perceber integralmente quem somos”, disse Renata Meirelles.
        
Na visão da psicanalista Marília, “a concepção do brincar é muito mais antiga do que se pode imaginar, e não há relação da brincadeira com algo engraçado, e sim com a realidade. A criança ajusta o mundo de acordo com o que ela deseja e dessa maneira transforma os objetos e o ambiente da forma que gostaria de retratar o momento, transformando a brincadeira em experiências”, esclareceu.
        
Ao final, os convidados puderam esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e absorver informações preciosas para adaptar no cotidiano de seus atendimentos.
        
“Território de Brincar”
        
Durante dois anos, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks viajaram pelo Brasil registrando o brincar universal de meninos e meninas de diferentes realidades, descobrindo gestos que contam histórias, revelam narrativas, constroem uma linguagem própria do brincar. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças.

Postar um comentário

0 Comentários